TY: THES T1 - Carrossel de Histórias: dispositivos pedagógicos para a animação da leitura A1 - Carvalho, Mariana Pinto de N2 - O presente projeto de investigação foi elaborado no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Dr.ª Irene Cortesão e co -orientação da Professora Dr.ª Joana Cavalcanti com o intuito de avaliarmos a influência da presença dos livros infanto - juvenis na vida das crianças, logo desde tenra idade no processo de construção do gosto pela leitura. Com esta investigação temos como intenção aprofundar a extrema importância em que está envolvido o ato de contar histórias às crianças nestas faixas etárias, bem como os vários recursos e técnicas diversificadas que podem ser utilizadas de forma a motivar e despertar as crianças para esta realidade, recorrendo, para tal, a momentos de animação da leitura que ganharão vida com o auxílio de diferentes dispositivos pedagógicos que, por sua vez, serão aplicados e selecionados em concordância com as várias características das crianças envolvidas neste trabalho. Acreditamos que, enquanto futuras educadoras/professoras, devemos procurar realizar uma intervenção educativa tendo por base uma boa articulação entre a teoria e a prática. Assim, numa vertente prática do trabalho, fortemente ancorada em princípios teóricos, iremos focar-nos especialmente na animação da leitura. Para tal, iremos recorrer à mobilização de diferentes dispositivos pedagógicos de modo a perceber até que ponto os mesmos se revelam eficazes na promoção da leitura num grupo de Pré-Escolar. Estes dispositivos, defendemos neste trabalho, terão tanto mais sucesso na sua aplicação quanto mais se adequarem aos ritmos, interesses, medos e caraterísticas do grupo e de cada criança deste grupo, tornando-se assim em dispositivos de diferenciação pedagógica UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2505 Y1 - 2017 PB - No publisher defined