TY: THES T1 - A gestão da sala de aula no 1º ciclo do Ensino Básico em turmas com alunos com DAE A1 - Marques, Maria João Gomes Martins N2 - Esta investigação enquadra-se no Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Educação Especial e envolve professores do 1º ciclo que lecionam ou lecionaram turmas com alunos com Dificuldades de Aprendizagem e sem Dificuldades de Aprendizagem. O objetivo principal do nosso trabalho é compreender de que forma os Professores do 1º ciclo gerem a sala de aula com alunos com DAE e sem DAE. Pretendemos também perceber qual o papel dos Professores do 1º ciclo na referenciação desses alunos, de que forma levam a cabo a intervenção com esses alunos, que estratégias utilizam, que materiais têm à sua disposição e com que técnicos trabalham em prol de uma intervenção profícua. Este trabalho apresenta uma base construída através da revisão da literatura onde são desenvolvidas as temáticas sobre as quais nos debruçamos e concretiza-se através de uma investigação realizada com a participação de professores do 1º ciclo através do preenchimento de inquéritos. Através desta investigação, visamos alertar para a temática das dificuldades de aprendizagem e para a importância da identificação e da intervenção junto destes alunos, alertando, assim, para a relevância das DAE e contribuindo para o acesso à igualdade de oportunidades destes alunos na educação. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; dislexia; gestão da sala de aula; 1º ciclo do ensino básico UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2524 Y1 - 2017 PB - No publisher defined