TY: THES T1 - A Motivação na Promoção da Língua Portuguesa A1 - Novais, Ana Filipa Baptista de N2 - O presente trabalho de investigação surge no âmbito de obtenção de grau de Mestre em Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. O relatório de estágio tem como temática: ?A Motivação na Promoção da Língua Portuguesa?. Assim é nosso objetivo perceber de que forma os alunos motivados são promotores de aprendizagens, bem como averiguar se a motivação tem influência nas aprendizagens dos alunos. Nesta linha de pensamento, pretendemos verificar se os professores potenciam, nas suas aprendizagens, um ambiente favorável que possibilita a implicação dos alunos nas aprendizagens da Língua Portuguesa. A ação pedagógica está muitas vezes condicionada pelas metodologias adotadas pelos docentes: as estratégias, os recursos, o espaço físico e geográfico, o ambiente social, em que se enquadram para motivar e promover aprendizagens de leitura e de escrita de português. Assim procuramos recolher fundamentação teórica sobre algumas metodologias e práticas a trabalhar em sala de aula. Desse modo, verificamos algumas metodologias, estratégias, recursos e resultados que alguns autores recorrem para motivar os alunos para a promoção da leitura e da escrita. Para avaliar na prática as intenções pedagógicas utilizadas por alguns docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaboramos uma entrevista. Através dessas entrevistas, verificámos se a forma de agir que os autores sugerem resulta na prática e se os resultados são motivadores para os alunos e, desse modo, promotores das aprendizagens. Além disso comparamos os dados recolhidos nas entrevistas com a observação direta em estágio, bem como com a análise ao inquérito por questionário, realizado a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e com isso comparar com as leituras realizadas. Com as entrevistas obtivemos dados qualitativos e com o inquérito adquirimos dados quantitativos, por fim realizamos à análise de todos os dados e estudos feitos nesta investigação. Palavras-chave: motivação, promoção de leitura e escrita, estratégias, recursos, prática pedagógica, aprendizagem. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2527 Y1 - 2017 PB - No publisher defined