TY: CONF T1 - Bee-Bot na exploração do domínio da matemática no jardim de infância A1 - Ramalho, Rui A1 - Gonçalves, Fernanda N2 - No jardim de infância as crianças são desafiadas a explorarem a matemática através de múltiplos recursos e em diferentes contextos. Introduzimos um recurso tecnológico, o robô Bee-Bot, de forma a permitir que crianças de contextos desfavoráveis tivessem a oportunidade de desenvolver competências digitais, potenciar a sua criatividade, raciocinarem sistematicamente e proporcionar-lhes trabalho colaborativo. Os recursos tecnológicos fazem hoje parte da vida de todas as crianças tanto em momentos de lazer como no seu quotidiano. É tendo por base os seus interesses que trabalhamos o presente projeto, inovando com a introdução do robô Bee-Bot nas atividades a explorar no domínio da matemática na componente números e operações. Articulando a matemática com outras áreas de conteúdo, a criança vai poder criar, planear, resolver problemas e programar. A tecnologia integra o projeto para que se criem ambientes de aprendizagem baseados em metodologias ativas onde se articulam as diferentes áreas de conteúdo numa dimensão transversal. Os objetivos traçados neste trabalho foram a apropriação progressiva do sentido de número, resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração, pensar em números sem a necessidade de os associar a objetos concretos e contar de forma crescente e decrescente. A análise dos resultados foi realizada através de registos de observação e inquérito de satisfação às crianças, de forma a aferir o cumprimento dos objetivos. A abordagem de aliar a matemática às tecnologias foi a forma de despertar um maior interesse e o desejo de saber mais e compreender noções matemáticas de uma forma diferenciada. Criaram-se condições para a exploração de recursos tecnológicos com o propósito de inovar as práticas, proporcionando uma maior igualdade de oportunidades a todas as crianças de explorarem instrumentos tecnológicos de aprendizagem que de outra forma não teriam acesso. Os resultados foram positivos, pois as crianças desenvolveram o seu sentido de número trabalhando o cardinal do número, programando o robô Bee-Bot de forma a que progredisse num sentido crescente ou decrescente. Palavras-Chave: jardim de infância; matemática; números; robô Bee-Bot. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2558 Y1 - 2017 PB - No publisher defined