TY: THES T1 - O método João de Deus e a educação pré-escolar: Que (a/im)plicações? ? Ao nível da estimulação para a leitura e para a escrita A1 - Amêndoa, Andreia Filipa Sousa N2 - A temática desenvolvida neste trabalho centra-se no Método João de Deus, não no seu todo, mas no que diz respeito à estimulação da leitura e da escrita, enunciando as linhas que consideramos ser de maior importância e que poderemos rentabilizar em aplicações da Educação Pré-Escolar noutros contextos. Centramo-nos, de forma breve, na história pessoal do poeta-educador, mas também na história do próprio Método João de Deus, em que abordamos a Cartilha Maternal e a letra bicuda, caraterísticas do Método. Abordamos também a história do Pré-Escolar em Portugal, e na época em que surgiu o Método João de Deus. Terminamos o capitulo, descrevendo as Metas do Pré-Escolar e relacionando o presente método com as mesmas, assim como apresentamos as caraterísticas que consideramos de maior importância do Método João de Deus. Trata-se de uma investigação de carater qualitativo, tendo como contexto educacional as práticas da sala dos cinco anos de Pré-escolar: faixa etária em que o Método João de Deus, nomeadamente a Cartilha Maternal, começa a ser trabalhado. Aplicaram-se os procedimentos metodológicos, realizando-se a caraterização do contexto e da amostra, assim como, se retiraram três das caraterísticas importantes do Método João de Deus, e revertendo-as para atividades que foram aplicadas na sala dos cinco anos, a fim de provar a sua eficiência em contexto fora dos Jardins-Escolas João de Deus. Contamos também com a análise de entrevistas de Educadoras que trabalham com o Método João de Deus e de uma Professora da Escola Superior de Educação João de Deus. Terminamos este enquadramento com a caraterização da amostra das entrevistadas, e com as considerações finais, e prospetivas em que tentaremos traçar novos contornos de investigação. Palavras-Chave: Cartilha Maternal, Estimulação, Leitura, Escrita, Método João de Deus UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2564 Y1 - 2018 PB - No publisher defined