TY: THES T1 - Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche A1 - Sá, Ana Catarina Truta de N2 - O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do estágio profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um estudo desenvolvido no contexto de jardim de infância e no contexto de creche, numa instituição educativa situada no distrito do Porto. Neste estudo participaram vinte e quatro encarregados de educação e duas educadoras cooperantes. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de vários estudos que têm reiterado a sua importância e benefícios no desenvolvimento global da criança. Assim, nas duas valências de prática de ensino supervisionado, onde se realizou esta investigação tentou-se perceber de que forma os dispositivos pedagógicos criados pelo educador têm impacto na relação escola-família. O processo investigativo foi-se construindo, assente na investigação-ação, através de uma metodologia mista. Neste sentido, utilizamos instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados. Os instrumentos mobilizados neste estudo foram a observação direta, a análise documental, o inquérito por questionário distribuído aos encarregados de educação e as entrevistas realizadas às duas educadoras cooperantes. Através da análise e tratamento dos dados obtidos constatou-se que é essencial, primeiramente, o educador criar relações saudáveis com as famílias, de forma a permitir que as famílias se sintam acolhidas, integradas e participantes ativos na escola. Relevou também a importância do educador criar dinâmicas e estratégias pedagógicas, que se adaptem às características do seu grupo de crianças e respetivas famílias, de forma a estreitar a relação escola-família. Por fim este estudo veio reiterar que através da implementação de dispositivos/atividades pedagógicas se torna mais fácil motivar as famílias a serem parceiras da escola. Palavras-chave: Envolvimento, participação, parceria, família, estratégias, Educação Pré-Escolar. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2565 Y1 - 2018 PB - No publisher defined