TY: THES T1 - «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância A1 - Sampaio, Sara Rita da Silva N2 - Resumo O conceito de cidadania não se esgota apenas nos direitos e deveres das crianças, mas abrange também a participação das crianças nos diferentes contextos a partir das experiências do seu quotidiano. (Trevisan, 2016) A investigação realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim-de-infância e Creche, durante três semestres letivos, pretendeu compreender de que forma é que a intervenção do Educador de infância nestes contextos é promotora e construtora da cidadania das crianças. Analisando diferentes documentos orientadores dos profissionais em Educação de Infância, e observando a prática dos Educadores nestes contextos, pretende-se compreender em que medida é que as Orientações Curriculares (no caso de Pré-Escolar) e outros documentos orientadores, em contexto de Creche, contemplam uma imagem da criança como sujeito de direitos e como membro ativo da sala. A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida na mesma instituição educativa, e recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de informação, pretendeu-se compreender o papel do Educador de infância enquanto promotor de participação das crianças, no quotidiano da instituição. Como resultado encontramos uma instituição que utiliza os documentos orientadores de forma a sustentar a sua prática e não a limitá-la, no que diz respeito ao papel do Educador e à participação da criança nos contextos de Pré-Escolar e Creche UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2585 Y1 - 2018 PB - No publisher defined