TY: CONF T1 - A música como estratégia de intervenção pedagógica A1 - Costa, Irene Cortesão A1 - Amaral, Marcia N2 - Defende-se como necessário valorizar a profissão docente uma vez que esta é ?uma profissão exigente em relação à qualidade do seu desempenho? e ?que assume a responsabilidade de dar rosto ao futuro? (Baptista, 2005, p. 113) O trabalho que aqui se apresenta é o resultado de uma investigação com a duração de dois anos (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico) onde se pretendeu compreender o papel da música enquanto instrumento de intervenção educativa na valência de Educação Pré-Escolar. Os conceitos fundamentais para esta discussão situam-se na área da educação, da música e na música aliada ao processo de ensino e aprendizagem. Quanto às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal. As técnicas de recolha de dados foram, na sua generalidade, estruturadas, não documentais e de observação direta participante, assim como se recorreu a técnicas documentais. Sublinha-se a importância da mudança nas salas de atividades e de aulas da atualidade, e defende-se que a música pode ser olhada com maior interesse. Ensinar através da música poderá apresentar-se como veículo de transformação, de construção de sentidos, de aprendizagens com significado, prazer e que certamente influenciarão a aprendizagem das crianças, independentemente da sua faixa etária. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2596 Y1 - 2017 PB - No publisher defined