TY: CONF T1 - Audioguia: uma fonte de conhecimento, expressão e comunicação A1 - Costa, Irene Cortesão A1 - Merino, Roberto A1 - Castro, Ana Teresa A1 - Pinheira, Ciliana A1 - Freitas, Filipa A1 - Fernando, Maria João N2 - O Áudio guia para Crianças do Museu das Marionetas do Porto foi construído por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, no âmbito da unidade curricular Didática das Expressões Artísticas da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com a orientação dos professores, Irene Cortesão Costa e Roberto Merino. Este Projeto, para o Museu das Marionetas do Porto, procurou construir pontes entre a cultura da escola e a comunidade envolvente, potenciando a compreensão e fomentando uma atitude ativa e participativa por parte dos alunos, construtores do seu próprio conhecimento. Defende-se que as práticas curriculares e experiências de aprendizagem se tornam mais significativas quando o conhecimento é integrado nos contextos de vida dos alunos e se contextualiza num diálogo comunitário, regional, nacional e global (Krug, 2000). Sendo um Projeto inovador, detentor de linguagem e imaginário próximos dos mais novos, permite a inclusão de todas as crianças, afastando-se, por isso, dos modelos já existentes. O áudio guia será assim um dispositivo pedagógico ?um ponto de amplificação, um meio de produzir conhecimento (?) um meio de dar voz e valorizar as especificidades e trocas culturais, num processo de construção/produção de saberes, decorrentes de uma participação efectiva? (Leite & Pacheco, 2008, 103). Defende-se que o papel da educação artística na infância vai além da apropriação de valores estéticos e construção do gosto. É uma forma de construir e reinventar o mundo e de estabelecer uma relação cognitiva com a realidade, com a própria comunidade, com o seu tempo (Ruiz, 2005). Este Projeto pretende, assim, aproximar as crianças da cultura, tornando as suas visitas ao Museu mais significativas, contribuindo para a criação de novos públicos. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2597 Y1 - 2017 PB - No publisher defined