TY: CONF T1 - Materiais manipulativos virtuais no jardim de infância potenciando a relação com a matemática A1 - Ramalho, Rui A1 - Gonçalves, Fernanda N2 - As tecnologias já fazem parte do dia-a-dia das crianças e apesar de cada vez mais apresentarem uma postura individual; na escola, o trabalho colaborativo entre pares é uma realidade e é em conjunto que as crianças aprendem umas com as outras entre si, ?(?) a utilização das TIC (?) promovem o trabalho colaborativo entre os estudantes e torna-os mais responsáveis pelas suas aprendizagens? (Moreira & Monteiro, 2012, p. 17). Amante, 2003 in Amante, 2007 (Moreira & Monteiro, 2012) constatou em experiência que acompanhou em jardim de infância ?que a grande maioria das crianças preferia claramente trabalhar a pares ou em pequeno grupo, dando essa situação lugar a um conjunto de interações relevantes para a aprendizagem?. O trabalho que realizam e a manipulação de computadores, tablets e smartphones pode funcionar como meios de aprendizagem diferentes e formas inovadoras de desenvolverem suas competências nas áreas curriculares. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2644 Y1 - 2018 PB - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)