TY: THES T1 - Promoção de práticas de igualdade social na escola A1 - Sequeira, Adriana Sofia de Oliveira Pereira N2 - O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular da autora do relatório no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A investigação desenvolvida tem como objetivo dar a conhecer estratégias que poderão ser aplicadas, pelos docentes, em escolas de modo a promover a igualdade social no processo de aprendizagem. Também tem o propósito de compreender de que forma as desigualdades transportadas pelas crianças para a sala de aula poderá afetar o seu desenvolvimento escolar. O relatório foi realizado com base numa metodologia qualitativa. Assim sendo, as técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados, contribuíram para clarificar alguns objetivos e questões estabelecidas no início da investigação. Foram utilizadas análises documentais, entrevistas, observações e a aplicação de estratégia de inclusão e promoção de igualdade. Em suma, as desigualdades sociais estarão sempre presentes nas sociedades e na vida das crianças, contudo é essencial os educadores/professores conhecerem na integra os seus alunos e adotarem uma pedagogia diferenciadora, de modo a que as desigualdades transportadas pelas crianças não se tornem num problema ou numa exclusão, mas sim numa mais-valia para o desenvolvimento da criança e para a obtenção do sucesso. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2679 Y1 - 2018 PB - No publisher defined