TY: THES T1 - O bem-estar em crianças com necessidades educativas especiais A1 - Azevedo, Sara Filipa de Vilhena Marques N2 - Ao pensarmos em crianças com Necessidades Educativas Especiais pensamos em seres muito diferentes de nós, estranhos e por vezes pomo-los de parte por não serem como achamos que alguém deve ser. Muitas vezes não pensamos que estas pessoas têm qualidades, têm capacidades, também têm sentimentos e que sentem quando ninguém quer entende-las ou ajudá-las. Como é que queremos que a sociedade aceite estas crianças que serão os adultos do futuro se nas salas do Ensino Pré-Escolar ou numa sala de 1º Ciclo do Ensino Básico os educadores e professores não aceitem, não ajudam e não se sentem aptos para ajudar crianças que necessitam de um pouco mais de nós. Não é fácil ajudarmos alguém que precisa mais de nós do que alguma vez pensamos ou que vai depender de nós para se desenvolver e progredir, mas temos de pensar que mais do que sermos educadores ou professores para estas crianças temos de ser impulsionadores de bem-estar e de felicidade. E não é deixarmos fazer tudo o que querem que lhes mostramos que gostamos deles, mas sim mostrar-lhes como devemos estar e ser com os outros e que há regras que temos de seguir para haver harmonia entre todos. Por isso, será imperativo que pensemos no que o outro precisa sem questionar se é igual ou diferente de nós, porque quem é professor ou educador tem a responsabilidade de formar e ajudar a desenvolver capacidades e competências a todas as crianças que nos aparecem nas salas. Porque um bom docente não olha para a quantidade que tem na sala, mas sim o que cada criança precisa como ser individual.Palavras chave: Bem-estar; Felicidade; Crianças com NEE; Educador; Intervenção UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2693 Y1 - 2018 PB - No publisher defined