TY: JOUR T1 - Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto?regulação da aprendizagem A1 - Salgado, Ana A1 - Rosário, Pedro A1 - Mourão, Rosa A1 - Rodrigues, Ângela A1 - Silva, Cândida Sofia Torres da A1 - Marques, Carina A1 - Amorim, Liliana A1 - Machado, Sandrine A1 - Núñez Perez, José Carlos A1 - González-Pienda, Júlio A. A1 - Hernández-Pina, Fuensanta N2 - A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2696 Y1 - 2006 PB - Colégio Internato dos Carvalhos