TY: THES T1 - A supervisão interpares no ensino de inglês ? um estudo de caso A1 - Pereira, Emiliana Cândida Dias Alves N2 - A rapidez das mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos e, por consequência, na escola enquanto instituição e espaço de constante desenvolvimento e aprendizagem, exigem de nós uma flexibilidade, bem como a procura de respostas aos desafios, investindo no crescimento pessoal e profissional; só assim somos capazes de acompanhar estas mudanças vertiginosas com que somos confrontados constantemente. Partindo desta premissa, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos diferentes docentes de inglês de uma Instituição de Ensino Privada na área do grande Porto, relativamente à supervisão colaborativa como ferramenta possibilitadora de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho. Para além disto, procurou-se compreender as perspetivas dos diferentes docentes em relação à supervisão colaborativa e à possível exequibilidade deste projeto em contexto real de exercício profissional docente. Sendo que nenhuma formação é definitiva e sendo que consideramos que somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, consideramos este projeto uma oportunidade de levarmos a cabo o nosso desenvolvimento profissional, respondendo às nossas necessidades específicas. A par destas perceções, fomos ainda capazes de identificar limitações, dificuldades, mas também apresentar sugestões de melhoria perspetivando assim, a continuação da implementação/manutenção do projeto em anos letivos futuros. Metodologicamente, e seguindo uma abordagem qualitativa, na realização deste projeto levamos a cabo observação de aulas, análise e construção de perfis de desempenho dos diferentes docentes, bem como a aplicação de um inquérito por questionário e um grupo de discussão. Como principais resultados destaca-se o facto do estudo permitir aferir as perspetivas dos diferentes docentes no que diz respeito à supervisão colaborativa, assim como o desenvolvimento da profissionalidade docente com enfoque nas áreas previamente selecionadas pelos docentes participantes. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2706 Y1 - 2018 PB - No publisher defined