TY: THES T1 - Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem A1 - Silva, Ana Isabel Pinto da N2 - O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: ?Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças??. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2750 Y1 - 2019 PB - No publisher defined