TY: THES T1 - O papel da tecnologia no ensino-aprendizagem de frações: estudo de caso no 3º ano do 1º CEB A1 - Moreira, Ana Margarida Cabral N2 - O presente estudo, foca-se num aspeto muito concreto da matemática: as frações. Pretende-se compreender o impacto da tecnologia no ensino aprendizagem das frações, na sala de aula, estudando uma turma de 26 crianças do 3.º ano do 1º CEB, numa escola da periferia do Porto. Neste sentido os objetivos subjacentes são: - Perceber as dificuldades da implementação da tecnologia no ensino aprendizagem das frações no 3.º ano de escolaridade; - Compreender qual o impacto da utilização da tecnologia no ensino aprendizagem das frações no 3.º ano de escolaridade; - Medir o grau de satisfação dos estudantes na utilização desta metodologia. O estudo é misto, com uma componente qualitativa e quantitativa. A recolha de dados na primeira componente incidiu na observação das aulas, alvo de estudo, com recurso a tabelas de análise dos alunos e numa entrevista à professora de matemática da turma de forma a compreender qual a sua opinião sobre a tecnologia e a pertinência das atividades escolhidas para o estudo. Além disso implementou-se um inquérito aos alunos com o objetivo de perceber qual as suas preferências e qual o método que elegem para aprender: o manual ou recursos tecnológicos. Na implementação do estudo optou-se por realizar atividades recorrendo a uma aplicação e a jogos da plataforma de National Council of Teachers of Mathematics onde os alunos tiveram espaço para explorarem de forma autónoma os dispositivos, partilhando no fim as descobertas. Percebemos que as dificuldades da implementação da tecnologia se prendem essencialmente com a adequação das atividades propostas, criando um ambiente educativo onde as crianças estão mais motivadas. Palavras-chave: Frações, educação básica, tecnologia UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2775 Y1 - 2019 PB - No publisher defined