TY: THES T1 - Potenciar a Intervenção Precoce na Infância através do trabalho colaborativo do Educador de Infância A1 - Soares, Tânia Celeste Amoedo N2 - O presente estudo tem como objetivo aprofundar de que forma pode o Educador de Infância (EI) potenciar a Intervenção Precoce na Infância (IPI) numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) através da sua colaboração. Para o efeito, utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa. Como técnica de recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada com questões abertas. Entrevistaram-se cinco Educadoras de Infância que exercem funções pedagógicas numa IPSS e têm experiência com crianças abrangidas pela IPI . Com a informação recolhida efetuou-se uma análise de conteúdo das respostas das entrevistadas, que nos permitiu tirar algumas conclusões, das quais salientamos a consciência dos EI relativamente à importância do seu papel na IPI. No entanto, para que possa desempenhar este papel na sua plenitude dever-se-ão fazer mudanças ao nível da sua formação académica inicial. Também a forma como os EI se posicionam no registo das aprendizagens das crianças abrangidas pela IPI e o número de crianças por turma deverá ser revisto quando houver situações de apoio da IPI. Os EI ainda salientaram a necessidade do aumento de recursos humanos nas IPSS e referiram a falta de materiais adequados para a implementação de estratégias apropriadas à estimulação do desenvolvimento destas crianças. Foram sugeridas também alterações na estruturação do processo da IPI, havendo a necessidade de o tornar mais célere. A composição das equipas da ELI foi mencionada no sentido da necessidade de haver mais técnicos para intervirem em conjunto com os Educadores de Infância nas crianças. Porém, pudemos constatar que alguns EI já praticam algumas estratégias, dentro das suas salas, potenciando assim a IPI UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2778 Y1 - 2019 PB - No publisher defined