TY: CONF T1 - Educar para a decisão ? The mantle of expert A1 - Nogueira, Isabel Cláudia A1 - Gonçalves, Daniela A1 - Monteiro, Isilda A1 - Quinta e Costa, Margarida N2 - Numa contemporaneidade marcada pela diversidade sociocultural e pela heterogeneidade dos sujeitos, vivem-se tempos de incertezas no âmbito educativo. A evasão crescente dos professores em se assumirem como promotores de uma relação que realize um encontro autêntico com o outro (aluno) em sede educativa denuncia que este não é um caminho a ser percorrido indiferentemente, mas reclama um ato intencional, um ato necessariamente pedagógico, antropológico e axiológico. Neste contexto, educar para a decisão, numa lógica de empreendedorismo, é um olhar sobre o mundo, alicerçado no conhecimento e na inovação, a partir do envolvimento de pessoas e de processos que, em conjunto, promovem a construção de ideias, a avaliação de oportunidades, a mobilização de recursos, a assunção de riscos e a concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso. É fundamental que a escola proporcione em todos os níveis e ciclos de ensino uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, criatividade, inovação, organização, planeamento, responsabilidade, liderança, trabalho em grupo, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros. É neste cenário que, com este artigo e no âmbito do desenvolvimento de um projeto de investigação internacional, nos propomos apresentar resultados parciais/intercalares sobre o modo como a estratégia do Mantle of the Expert está a ser apropriada na formação inicial de professores. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2808 Y1 - 2019 PB - SPCE