TY: CONF T1 - Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática A1 - Quelhas, Nilsa A1 - Gonçalves, Daniela N2 - Espaço de referência social e, portanto, instituição a que se impõe constante reafirmação, cabe às escolas, em geral, serem agentes essencialmente pró-ativos de interpretação dos contornos dos processos de mudança que afetam o mundo. Aos docentes, em particular, entendemos caber a responsabilidade de responder com criatividade aos desafios que lhes são colocados diariamente, pela posição privilegiada que ocupam nesta instituição e, como consequência, pelo seu papel no desenvolvimento harmonioso e integral de cada ser humano. Nesta aceção, e em nosso entender, a recente legislação ? Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), Estratégia Nacional para a Cidadania e Desenvolvimento ? potenciou a materialização de propostas educativas mais ajustadas à forma como os alunos aprendem na contemporaneidade. Nesta proposta, pretendemos apresentar o resultado de um estudo exploratório, de natureza qualitativo, em contexto de sala de aula no 1.º Ciclo de Ensino Básico, numa instituição de ensino privada que implementou o seu projeto de autonomia e flexibilidade curricular, suportado pela aplicação de um inquérito por questionário a 8 professores, com os objetivos de conhecer todo o processo de implementação e desenvolvimento do PAFC. Da análise dos resultados da investigação destacar-se-á as vantagens e entraves da operacionalização deste projeto, assim como as principais estratégias de monitorização e avaliação desta iniciativa. Palavras-chave: autonomia, autoria, aprendizagem, flexibilidade curricular UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2810 Y1 - 2019 PB - No publisher defined