TY: THES T1 - O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção A1 - Reis, Rita Andrade Hortas N2 - O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, consiste numa investigação que pretende compreender a influência da música na aprendizagem e aquisição de competências de colaboração, atenção e comunicação na Educação Pré-Escolar. No que diz respeito a conceitos teóricos, estes referem-se à área da Educação e também à área da música, assim como o processo de aprendizagem da criança no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das competências acima referidas. A elucidação dos conceitos ajuda ao entendimento de todo o processo investigativo bem como dos resultados atingidos. No que respeita às opções metodológicas, recorreu-se ao método de análise qualitativa. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram diversos e auxiliaram nos diferentes resultados ao longo da investigação. Na fase final, e após análise dos dados finais, afirmamos que é possível recorrer à música, tornando-a uma dimensão muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar. Palavras-chave: Educação, Música, Educação Pré-Escolar, Música e Infância UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2890 Y1 - 2020 PB - No publisher defined