TY: THES T1 - Por uma Educação Inclusiva: estudo de um caso em contexto de 1.º CEB A1 - Gomes, Beatriz da Silva N2 - Quando abordamos o tema inclusão, realçamos que se apresenta como um dos pilares do atual contexto educativo, assim como um desafio diário complexo do nosso sistema educativo, pois a escola pretende ser de todos, para todos e para cada um. A responsabilidade das escolas em responder de forma adequada às necessidades educacionais de todos os alunos continua a ser negligenciada, sendo percetível a falta de conhecimentos, de serviços de qualidade, de cooperação entre os agentes educativos e de práticas educacionais adequadas (Correia, 2013), apesar dos normativos legais apontarem para uma visão educacional mais humanista, centrada na aprendizagem e na pessoa. Neste âmbito, a produção deste relatório está articulada com as seguintes questões: até que ponto a educação inclusiva está a ser implementada na turma?; de que forma a docente aplica a educação inclusiva?; como consegue dar resposta a todas as crianças e fazer com que todas evoluam, tendo em conta ritmos diferentes?; como reage a turma aos diferentes ritmos de aprendizagens que são necessários implementar? Para responder às questões, analisamos a realidade de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), na qual foi desenvolvida a prática de ensino supervisionada durante 2 semestres. Dos dados resultantes da investigação (e também de formação), destacar-se-á o modo como a docente titular implementa a educação inclusiva, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas pela estagiária na intervenção educativa UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2903 Y1 - 2020 PB - No publisher defined