TY: CONF T1 - Pressupostos educacionais oriundos da filosofia com crianças : representações de docentes e discentes A1 - Gonçalves, Catarina A1 - Gonçalves, Daniela N2 - A educação do século XXI sofreu diversas alterações dadas a velocidade da evolução e a transformação a que a nossa sociedade está sujeita, o que naturalmente está espelhado na formação dos futuros cidadãos. Neste cenário, procuramos refletir sobre toda esta mudança e os seus efeitos, em particular como é que na arena educativa as mudanças estão associadas à necessidade de promover a personalização educativa nas salas de aula, tendo em conta dois pressupostos: reconhecer o direito à diferença e aos ritmos/estilos diferenciados de aprendizagem. Consideramos, pois, que perante tais alterações subjacentes à educação contemporânea exigem/promovem a valorização educativa do saber pensar, a partir de pressupostos epistemológicos, axiológicos e antropológicos de projetos de Filosofia com Crianças que estão devidamente articulados com os atuais normativos legais, em especial com Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É nossa pretensão apresentar os resultados preliminares de uma investigação, enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, realizada em contexto de prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição de ensino privada, na zona do grande Porto UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2943 Y1 - 2020 PB - No publisher defined