TY: THES T1 - (Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância A1 - Fontes, Ana Daniel de Carvalho Torres N2 - O eixo estruturador do presente estudo despontou da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Creche. As experiências vivenciadas neste contexto suscitaram uma espiral de questões que conduziram à descoberta da profissionalidade docente. A (con)vivência diária em Educação Pré-Escolar e Creche permitiu observar, conhecer, refletir e projetar as práticas privilegiando uma visão mais holística do processo educativo. Este ?novo olhar?, guiado pela metodologia interpretativa, possibilitou uma reflexão e um questionamento da própria ação, numa procura constante de respostas adequadas às realidades onde nos movemos. Ao longo da elaboração do presente relatório foram evidenciados vários indicadores relativos ao desenvolvimento tanto pessoal como profissional, nos dois níveis educativos- Educação Pré-Escolar e Creche. Inicialmente num grupo de crianças de 5 anos e, posteriormente, num grupo de crianças com 2 anos, sendo claro o papel da formação teórica e da PES na construção da identidade profissional. Para além da sustentação teórica relativa ao perfil geral de competências do educador de infância e desenvolvimento curricular, também está presente a parte prática subjacente às (trans)formações dos e nos atores educativos. Desta forma, sentiu-se que foram traçados caminhos e construíram-se pontes que conduziram a um processo de (Re)Construção da Identidade Profissional. Assume-se, assim o papel de projetista de uma carreira onde se vai (Re)Desenhando a Profissionalidade do Educador de Infância, num ?vai e vem circular? entre reflexão, ação e reformulação. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2965 Y1 - 2021 PB - No publisher defined