TY: THES T1 - Entender o presente conhecendo o passado: O contributo do estudo do meio na educação para a cidadania A1 - Amorim, Daniel Cristiano da Silva N2 - Nos anos mais recentes tem existido uma expressiva preocupação pública com os desafios que no futuro se colocarão às crianças atualmente em idade escolar. Foi neste contexto que surgiu o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), o qual torna evidente a complexidade do processo educativo até as crianças atingirem a maioridade. Procurámos saber, por isso, saber em que medida dimensões como o respeito e a compreensão do outro, a participação, os sentido de cidadania e o espírito crítico podem ser desenvolvidos nas crianças a partir da exploração dos conteúdos das ciências sociais e humanas, integradas na componente curricular de Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico. Do universo das ciências sociais e humanas selecionámos, em particular, a área de História. Confrontámos perspetivas de autores nacionais e internacionais, cujos estudos versam o contributo que a aprendizagem da História tem no desenvolvimento das crianças. Revisitámos ainda o impacto das teorias cognitivas mais influentes na definição dos currículos do 1.º ciclo do ensino básico, constatando que algumas daquelas teorias tiveram um efeito, essencialmente, restritivo, reduzindo a ambição dos documentos curriculares. Da nossa intervenção em contexto educativo incluímos neste estudo duas atividades, através das quais procurámos saber qual o contributo dos conteúdos de ciências sociais e humanas, presentes na componente curricular de Estudo do Meio, para o cumprimento de alguns dos desígnios do PASEO, em particular dos que almejam que o aluno no final da escolaridade seja: livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia (...) que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático [e] que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social (Martins et al, 2017, p. 15) A primeira foi implementada numa turma do 4.º ano de escolaridade e contou com a participação de 11 alunos. Esta atividade desenvolvida em 4 etapas, no âmbito da abordagem dos conteúdos de Estudo do Meio, implicou a construção individual de uma Banda Desenhada (BD) a retratar um acontecimento da História de Portugal. A atividade III teve duas finalidades: procurou perceber se os alunos tinham adquirido conhecimento histórico e se tinham desenvolvido outras competências nos alunos como a da colocação no lugar do outro e do respeito pelo outro. A análise de dados permitiu aferir que a maioria dos participantes revelou conhecimento sobre o acontecimento retratado e que houve, ainda, mobilização de competências cognitivas de ordem superior, como o pensamento inferencial, em todos os alunos. Foram igualmente recolhidas evidências de capacidade de se colocarem no lugar do outro e de manifestarem respeito pelo outro, na maioria dos alunos participantes que concluíram as BD. A segunda atividade foi implementada numa turma do 3.º ano e contou com a participação dos 26 alunos. Esta atividade foi desenvolvida em torno do passado do meio local, centrando-se no conhecimento de algumas figuras ilustres do Porto presentes na toponímia, estatuária, tradição oral e instituições locais. A realização desta atividade, no âmbito deste estudo, permitiu perceber a capacidade dos alunos em realizar inferências sobre a vida noutros tempos. Todavia as evidências das aprendizagens sobre a presença das figuras ilustres na toponímia e estatuária locais revelaram algumas fragilidades. Palavras-chave: Estudo do Meio, Ciências Sociais e Humanas, cidadania, sentido crítico UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2982 Y1 - 2021 PB - No publisher defined