TY: THES T1 - Sou menina e sou menino ? a igualdade de género em contexto pré-escolar A1 - Almeida, Inês Sofia Pedrosa de N2 - O presente relatório de investigação tem como finalidade analisar a forma como a instituição de educação pré-escolar poderá trabalhar no sentido de promover a igualdade de género, assim como verificar se existe discriminação entre crianças tendo em conta esta temática, em conformidade com as orientações normativas atuais. Na sociedade portuguesa contemporânea torna-se fundamental respeitar a igualdade de género, sendo que a educação pré-escolar adquire neste contexto uma função socioeducativa importante. Para este relatório de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação ação, de natureza qualitativa, utilizando técnicas de observação direta e participativa alicerçada no uso de notas de campo e em entrevistas, individuais, realizadas às crianças, no grupo de 5 anos. Através desta metodologia foi possível conhecer as perceções das crianças acerca da realização de determinadas tarefas relacionadas com o género. A recolha de informação revelou bastante importância uma vez que permitiu planificar atividades adequadas e promotoras da igualdade de género junto das crianças. Em suma, foi possível concluir que a informação retirada das entrevistas realizadas ao grupo e a observação direta das crianças, foi pertinente e fundamental visto que, assim foi percetível as alterações de opiniões que as crianças tiveram ao longo do processo. Palavras-Chave: Igualdade de género; Educação pré-escolar; Atividades UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2984 Y1 - 2021 PB - No publisher defined