TY: THES T1 - (re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação A1 - Godinho, Mariana Brito N2 - O estudo do presente relatório de estágio cujo tema se centra em (re)equacionar formas de fazer aprender, tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo à reflexão das mudanças sofridas no ensino ao longo dos tempos, assim como compreender o papel das famílias, dos professores e dos alunos neste processo. Assim sendo, este trabalho, de natureza qualitativa, contemplou as seguintes técnicas de recolha de dados: inquérito por entrevista, realizado às famílias dos alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade e aos próprios alunos, com o intuito de perceber as suas perceções acerca do ensino em Portugal e um focus group que contou com uma reflexão e comparação da educação tradicional e da educação contemporânea e, o inquérito por questionário, cujos destinatários foram professores em situação pré-profissional e professores no ativo de modo a compreender as suas apreciações relativamente ao papel escola, do professor e o da educação. As conclusões do estudo revelam que uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, é fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de metodologias ativas, recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores estejam reticentes à utilização dos mesmos. Palavras-chave: educação; metodologias ativas; recursos educativos; prática de ensino supervisionada. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3011 Y1 - 2021 PB - No publisher defined