TY: CONF T1 - Inovar na Educação de infância ? Metodologia Mantle of the Expert A1 - Monteiro, Isilda A1 - Quinta e Costa, Margarida N2 - A Educação de Infância apresenta-se como um espaço de desenvolvimento da criança como cidadão livre, autónomo e solidário, competências que se podem desenvolver com o Mantle of the Expert (MoE). Esta metodologia diferenciadora permite o desenvolvimento da capacidade de decisão, numa lógica de empreendedorismo, centrada essencialmente na criança, que responde a uma encomenda colocada por um cliente, dentro de um enredo ficcional, o que estimula o seu desenvolvimento global. O educador posiciona-se como observador, colocando questões orientadoras e criando um jogo dramático que permite o desenvolvimento das áreas curriculares. Este artigo debruça-se sobre o modo como duas mestrandas se apropriaram dos princípios do MoE, no trabalho desenvolvido com crianças de três e quatro anos. Cada estudante produziu um relatório de estágio. Dependeu das crianças a decisão de como responder à encomenda: a construção de um livro e de uma exposição de animais dos diferentes continentes. Para as estudantes, a construção das atividades segundo esta metodologia e a sua implementação constituíram um desafio que implicou a apropriação dos princípios metodológicos acima referidos, a reflexão constante e a adoção de uma postura diferente da do educador mais diretivo. Concluiu-se que é possível planificar e implementar a metodologia MoE, independentemente do entendimento conceptual que o educador faz desta metodologia e das suas potencialidades. As estudantes fizeram distintos percursos investigativos e metodológicos, mas, independentemente das suas opções, ambas registaram os mesmos resultados ? que as crianças estiveram motivadas, adquiriram autonomia e cooperaram, dividindo tarefas, participando todas elas na tomada de decisões, respeitando as diferentes opiniões. Palavras-chave: Mantle of the Expert, educação de infância, inovação, formação de professores UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3078 Y1 - 2021 PB - No publisher defined