TY: THES T1 - A expressão plástica como meio de compreensão da criança A1 - Costa, Inês Alves N2 - O presente estudo tem como tema central A Expressão Plástica Como Meio de Compreensão da Criança, cujo o objetivo principal se destina a compreender a importância que a Expressão Artística tem como um meio potencializador para que as crianças exteriorizem os seus gostos, preferências, sentimentos e emoções. Aliado a isto, elaborou-se uma questão de partida de forma a explorar a temática anteriormente proferida, designando-se: ?De que forma é possível conhecer a criança através das suas produções plásticas?? Na presente investigação foi elaborado uma metodologia qualitativa, sendo a mesma acompanhada de diferentes técnicas de recolhas de dados como a observação participante e os inquéritos por questionário. Importa referir que o universo a estudar foi de pequena dimensão, realizando-se um conjunto de 8 atividades implementadas num grupo de 3 anos com 24 crianças. No que respeita às atividades dinamizadas com o grupo alvo, importa referir que foi realizado uma observação e escuta ativa por parte do investigador. Realizou-se ainda 3 inquéritos por questionário às educadoras do pré escolar de forma a compreender a sua perspetiva no que diz respeito ao tema em estudo. Em suma, foi possível apurar perante toda a parte investigativa que a Expressão Plástica é uma mais valia para conhecer as crianças, podendo as mesmas dar-se a conhecer aos adultos como também ao próprio grupo envolvente. Além de toda esta descoberta, a própria criança consegue explorar uma diversidade de conhecimentos que lhe trarão uma melhor percetividade do que ela própria é, bem como dos próprios colegas da sala. Palavra-Chave: Arte; Autoconhecimento; Crianças; Expressão Plástica; Identidade UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3100 Y1 - 2022 PB - No publisher defined