TY: THES T1 - Liderança: observar, refletir e agir A1 - Faria, Vânia Cristina Machado N2 - A temática da Liderança, na qual está inserido o papel do Coordenador Pedagógico de uma instituição, tem suscitado muito interesse e existem várias perspetivas sobre este conceito, nomeadamente na área da educação. Neste projeto de investigação, será analisado o desempenho de uma líder em concreto, tendo como referências as respostas fornecidas pelas suas colaboradoras num inquérito por questionário. Assim, o principal enfoque deste trabalho é a liderança, nomeadamente no âmbito da observação, da reflecção e da ação de uma Supervisora Pedagógica. Assim, esta investigação é baseada em quatros grandes temáticas: modelos de supervisão pedagógica; liderança; motivação; bem-estar. Para este efeito, utilizou-se como opção metodológica, uma pesquisa de natureza quantitativa. A pesquisa quantitativa evidencia uma amostra de 6 colaboradores de uma instituição, de caráter privado, com a finalidade de perceber de que forma o papel de um líder influencia a motivação de uma equipa. Deste modo, para a recolha de dados utilizou-se um inquérito por questionário, que se encontrava organizado em sete grandes dimensões: objetivos; estruturação; liderança; aprendizagem contínua; informação e comunicação; desenvolvimento de competências; bem-estar. Desta forma, com este instrumento pretende-se perceber quais os pontos fortes e os pontos fracos de uma Supervisora Pedagógica, identificando, também, estratégias de atuação perante as informações recolhidas. PALAVRAS-CHAVE: Liderança Intermédia, Líder, Supervisão Pedagógica, Motivação, Observação, Reflexão e Ação UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3150 Y1 - 2021 PB - No publisher defined