TY: BOOK T1 - Inovação e (Trans)Formação Educacional A1 - Gonçalves, Catarina A1 - Silva, Célia A1 - Pimenta, Elisa A1 - Neves, Fernanda A1 - Martins, Filipa A1 - Oliveira, Francisca A1 - Sousa, José A1 - Rocha, J. Filipe A1 - Cunha, M. Antonina A1 - Amorim, Maria Fernanda A1 - Tavares, Marta A1 - Oliveira, Carla N2 - Na génese desta publicação, está a intenção de compreender caminhos de transformação educacional que têm vindo a ser trilhados por docentes e instituições, resultantes da 1ª edição da pós-graduação em Inovação e (trans)Formação educacional, desenhada com o propósito do desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estratégias, práticas e estruturas inovadoras, designadamente nos âmbitos da pedagogia e do currículo, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com a comunidade educativa. A inovação na pedagogia, no currículo, nos processos e nas relações profissionais nas instituições educativas é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do sistema educativo, com repercussões na (trans)formação educacional. Neste sentido, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre diferentes objetivos - promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente; conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação e (trans)formação educacional; construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica; compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular; articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais; desenvolver quadros de inovação pedagógica e de mudança educativa; planificar, gerir, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança; construir novos modos de ação pedagógica e organizacional - que globalmente estão presentes no conjunto dos capítulos que se seguem e que foram definidos para este percurso formativo. Perceções de inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar/Carla Oliveira; Das Intenções às Transformações: Retrato(s) das Dinâmicas Inovadoras de AE de um Concelho/Catarina Gonçalves; Os professores de Matemática e a inovação nas suas práticas/Célia Silva; Portefólio como instrumento de avaliação na disciplina de matemática ? partilha de uma experiência de implementação numa turma de 6.º ano/Elisa Pimenta; A metodologia de aprendizagem CienTE em contexto pré-escolar ? ?Vamos juntos salvar o nosso mar!?/Fernanda Neves; Encontro(s) propositado(s) entre processos de inovação e abordagens interdisciplinares/Filipa Martins; (A)colher com o coração: quando a inovação reside nas pessoas/Francisca Oliveira; O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e (trans)formação educacional - da teoria à prática/José Sousa; Aprender a pensar geograficamente a partir do Mantle of Expert no Ensino Profissional/ J. Filipe Rocha; Leitura e Literacia Mediática/ M. Antonina Cunha; Desenho, implementação e avaliação de um itinerário de Aprendizagem/ Maria Fernanda Amorim; Inovações Inclusivamente Possíveis/ Marta Tavares UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3160 Y1 - 2022 PB - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)