TY: THES T1 - Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender A1 - Lima, Ana Filipa Pereira N2 - O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema a brincadeira livre em contacto com a Natureza e pretende-se perceber qual a sua importância na Educação. ?Qual a perceção de educador/es de infância, professor/es do 1. º CEB e crianças sobre brincar em espaços naturais?? foi a questão de partida que orientou toda a investigação. De forma a dar resposta a esta questão, foram definidos três objetivos de investigação, nomeadamente: Perceber o grau de satisfação das crianças relativamente às possibilidades e condições que lhes são proporcionadas de brincar em espaços exteriores naturais num contexto de EPE e 1º CEB que frequentam; Analisar que aprendizagens e/ou competências se desenvolvem nas crianças em contacto com os espaços naturais, num contexto de EPE e 1º CEB; Compreender as perspetivas de educador/es de infância e de professor/es do 1º CEB relativamente aos obstáculos e benefícios de as crianças brincarem em espaços naturais. Para dar resposta aos objetivos delineados, foram realizadas entrevistas às crianças de ambas as valências e às cooperantes de estágio. Foi também construída uma grelha de observação, com indicadores provenientes do enquadramento teórico apresentado. Por fim, e porque esta investigação foi realizada em contexto de estágio, são também analisadas fotografias e notas de campo pertinentes para entender a relevância do contacto das crianças com a Natureza. Palavras ? chave: Natureza; crianças; brincadeira; aprendizagem; competências UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/3202 Y1 - 2022 PB - No publisher defined