TY: THES T1 - Relações de sociabilidade, entre adolescentes, em contexto escolar A1 - Ribeiro, Célia Carlota Rodrigues Pereira Marques N2 - Defende-se, actualmente, o princípio da inclusão em educação, ou seja, todos os alunos, apesar das diferenças, devem ter acesso a uma resposta educativa adequada, em contexto escolar. Sabe-se, contudo, que o êxito educativo não se traduz apenas em aprendizagens cognitivas, bem sucedidas, mas num todo que remete para a construção individual de cada aluno, no seio da colectividade. Numa faixa etária bastante complexa, a adolescência, o jovem vê-se, frequentemente, confrontado com diferentes tarefas a realizar, nomeadamente, o reajustamento à sua nova imagem e estrutura corporais, o despertar da sexualidade e a aprendizagem de novas formas de pensamento e de acção. Assim, o jovem vai modificando, substancialmente, o seu universo social e relacional, alterando o relacionamento com os pais, desenvolvendo relações de proximidade e de intimidade com os pares. A adolescência surge, então, como um período de transição, marcado por uma panóplia de realidades diferentes que têm de ser (re) ajustadas, pelo púbere, de modo a interiorizar as transformações com que se depara e, posteriormente, aceder à maturidade. É neste contexto que as relações de sociabilidade, de amizade, de partilha, de comunhão se tornam essenciais, para a construção de uma personalidade forte e saudável. Nesta óptica, o nosso estudo remete para uma reflexão contextualizada, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa, para a problemática em estudo. E no sentido de conferir à escola uma verdadeira visão inclusiva, há que fomentar as relações de sociabilidade, contribuindo, assim, para um crescimento efectivo do aluno, nas suas variadas vertentes. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/742 Y1 - 2010 PB - No publisher defined