TY: THES T1 - Inter-relação da intervenção com DAE e a formação de professores A1 - Medeiros, Daniela da Conceição Cabanelas de N2 - Ao longo destas últimas décadas tem-se verificado um importante crescimento de interesse na área da Educação Especial dedicada ao estudo da problemática Dificuldades de Aprendizagem Específica (DAE). Este interesse levou ao acumular de uma vasta informação sobre o tema, uma vez que, o número de crianças identificadas com este problema tem vindo a aumentar. Sentimos necessidade de prestar o nosso contributo a esta temática tão atual, fundamentado em investigação, na qual desenvolvemos metodologias de análise e diagnóstico, e apontámos possíveis soluções de intervenção. Apesar de todos os esforços realizados, o aparecimento de dificuldades, na aprendizagem em crianças com idade escolar, sucede, nomeadamente na área da leitura, escrita e matemática. Por isso, a deteção precoce de tais dificuldades e, a consequente intervenção adequada, ajudam a minimizar os potenciais riscos de problemas académicos futuros. Após isso, importa continuar a promover um adequado envolvimento pedagógico, sendo de grande importância o papel do professor. Daí que este trabalho tenha como principal objetivo conhecer o tipo de envolvimento pedagógico, que os professores especializados em Educação Especial e professores titulares, proporcionam a crianças com DAE, e verificar, que tipo de diferenças existem entre ambas as práticas pedagógicas. Trata-se portanto de uma investigação direcionada para o processo ensino-aprendizagem, destacando o professor como facilitador determinante no sucesso académico destas crianças. Para cumprir este objetivo e fundamentar o tema em questão serão tidos em conta outros estudos realizados nesta área, por vários autores peritos nesta matéria, com elaboração, posterior de um documento que nos permitiu o levantamento de estratégias, métodos e práticas, que estão a ser adotadas pelo professor, ao intervir junto destas crianças, com o fim de as conduzir ao sucesso. Tal documento destina-se a ser preenchido pelo responsável da intervenção, neste caso o professor. São apresentadas no decorrer do trabalho várias perspetivas, sobre a evolução do conceito das DAE, que foram condicionando a identificação concreta da(s) sua(s) causa(s). Analisam-se as principais correntes atuais das DA, assim como as suas principais causas, tendo como base outros estudos referentes a este assunto. Observa-se a situação portuguesa no contexto de escola face ao aluno com esta problemática, analisando quantitativamente a sua organização, práticas e intervenção, tendo por base a legislação atual, de modo a perceber o quão é importante a mudança de estratégia. Por fim, realça-se a importância da formação de professores face à intervenção e seleção adequada de práticas e estratégias a aplicar estes alunos. Espera-se, assim, que este estudo possa vir a contribuir positivamente para o maior conhecimento sobre as DAE e a Formação de Professores,dada a grande importância que assume no sentido da melhoria na qualidade de ensino. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/753 Y1 - 2012 PB - No publisher defined