TY: THES T1 - Estudo de Cariz Circum-Fonológico de Crianças Com e Sem Lesão Cerebral A1 - Machado, Sofia Fernanda de Barros N2 - A linguagem reveste-se de grande importância, em todo o processo de desenvolvimento da criança, pois vai mediatizar todas as suas aquisições e aprendizagens, proporcionando-lhe um desenvolvimento harmonioso, bem como a sua inserção, no meio familiar, escolar e social. Esta investigação baseia-se no estudo de caso de uma criança com Paralisia Cerebral, que apresenta dificuldades de linguagem, com diagnóstico de uma disartria, categoria da alteração da linguagem que corresponde a dificuldades motoras para a produção da fala, na base da qual, se encontra a desorganização neuromotora dos órgãos periféricos da fala. No sentido de enriquecer este estudo, optámos por realizar uma comparação da linguagem desta criança, portadora de lesão cerebral, com outra criança com a mesma idade mental, sem qualquer tipo de lesão, para poder, eventualmente, relacionar competências de linguagem oral, em crianças com a mesma idade mental, mas diferentes oportunidades para o acto de fala. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/763 Y1 - 2008 PB - No publisher defined