TY: THES T1 - Escola universal, escola reflexiva A1 - Moreira, Mónica A1 - Silva, Manuela N2 - O presente trabalho, elaborado no âmbito da disciplina de Projecto de Investigação da Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, pretendia ser o início do Projecto Educativo da nossa Instituição. Em primeiro lugar começámos por reflectir sobre a nossa escola e deparámo-nos com alguns problemas, descobrindo lacunas que se não fossem sinalizadas, dificilmente poderíamos construir um Projecto Educativo que fosse a imagem da nossa escola. Foi aqui que o nosso trabalho deixou de ser a sua construção passando a ser uma prospectiva do mesmo. Pretendemos assim, diagnosticar qual o tipo de escola que temos, reflectir e encontrar estratégias de mudança, de forma a enquadrá-la no modelo de escola reflexiva A partir daqui, começamos a questionar que tipo de escola temos e qual gostaríamos de ter. Desde logo deparámo-nos com uma escola pouco inovadora, ainda muito presa ao paradigma da escola tradicional, e com algumas pessoas que se opõem à mudança, porém a Directora mostrou vontade de mudar. Começámos por justificar que tipo de escola gostaríamos de ter, abordando o tema de escola reflexiva. Procedemos a leituras acerca de escola reflexiva, procurando arranjar estratégias de mudança aplicáveis à nossa escola. Partimos para o Diagnóstico da Situação, realizando uma entrevista à Directora da Instituição, entrevistas pessoais realizadas às educadoras das três valências e por ultimo, fizemos um Focus Group com as crianças do 4º ano do A.T.L. Reunidos os dados, traçamos um esquema do qual constam as propostas de intervenção na comunidade educativa, com vista à elaboração do nosso PROJECTO EDUCATIVO. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/819 Y1 - 2008 PB - No publisher defined