TY: THES T1 - TIC (as) ao serviço da aprendizagem da leitura A1 - Teixeira, Cristina Isabel Mendonça Duarte N2 - Este trabalho teve como principal preocupação aferir em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação podem contribuir para o processo de aprendizagem da Leitura, bem como para uma mudança nas estratégias de ensino - aprendizagem implementadas pelos professores. Numa primeira fase, construí um inquérito por questionário no sentido de verificar se outros professores também partilhavam desta ideia de que o processo de aprendizagem da Leitura é lento e, por vezes, difícil. O Inquérito por Questionário está disponível no seguinte endereço electrónico http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dG42c1lBS0o4dXdVSHdGNnVRRVM4Rnc6MA. De seguida, investiguei, de forma mais aprofundada, quais todos os processos mentais pelos quais a criança passa na fase de aprendizagem da Leitura e tentei perceber as suas principais dificuldades, de forma a reunir informações exactas e actualizadas sobre os principais factores que necessitam de ser trabalhados. Por último, foi construído um Site Educativo que poderá servir de apoio nomeadamente aos professores do 1ºCEB, uma vez que oferece, entre outros aspectos, um variado conjunto de actividades que permitem trabalhar a iniciação à aprendizagem da Leitura de forma significativa. O Site está disponível no endereço electrónico: http://www.esepf.pt/~b2004058/Site/. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/838 Y1 - 2009 PB - No publisher defined