TY: THES T1 - Projecto piloto de implementação do manual digital no concelho de Vila Nova de Famalicão A1 - Almeida, António N2 - Na Sociedade de Informação, em que actualmente vivemos, as Tecnologias da Educação e Comunicação (TIC) são indubitavelmente as ferramentas chave do desenvolvimento. Ao logo destes últimos anos, vários projectos têm sido ?lançados? para integrar as TIC na escola. Têm surgido, também um leque variado de ferramentas multimédia de apoio ao ensino aprendizagem dos alunos. Neste estudo de caso, pretendemos saber de que forma os professores, do1º Ciclo, envolvidos no ?Projecto-piloto de implementação do Manual Digital, no Concelho de Vila Nova de Famalicão?, avaliam a importância deste recurso multimédia no processo de ensino/aprendizagem. Participaram neste estudo um total de oito professores, sendo três professores titulares de turmas do 2º ano; dois professores titulares de turmas do 3º ano e três professores titulares de turmas do 4º ano. Os dados foram recolhidos através de entrevistas informais, análise documental e através de um inquérito por questionário aplicado aos respectivos professores. Os resultados parecem indicar que esta ferramenta multimédia, apesar das várias condicionantes existentes, se verificou muito positiva, revelando-se um instrumento importante para a consolidação dos conteúdos programáticos trabalhados pelos professores. De referir, que em duas áreas curriculares basilares, Língua Portuguesa e Matemática, as actividades são consideradas pelos professores bastante atractivas, com o recurso a jogos, imagens e exercícios que cativam os alunos. Importa referir, também, que todos os professores que participaram, neste estudo, têm formação na utilização das TIC. De salientar, que essa formação foi adquirida, no maior número dos professores, durante o Curso Superior e através de Autoformação. No âmbito dos entraves à utilização das potencialidades do Manual Digital foi sinalizado, neste estudo, a falta de ligação à internet e a falta de videoprojector. Assim, sugere-se da parte da Câmara Municipal um investimento nas condições físicas das escolas, nomeadamente, através da disponibilização de ligação à internet e da colocação de videoprojectores. De referir, que é também importante disponibilizar apoio técnico às escolas, nomeadamente para a resolução de problemas que possam surgir no funcionamento dos materiais tecnológicos (computadores, videoprojectores). Relativamente à empresa detentora do Manual Digital, é importante que mantenha a disponibilidade técnica e humana para acompanhar os utilizadores desta ferramenta multimédia. Assim, para que esta ferramenta alcance o sucesso educativo desejado, é imprescindível a Lusoinfo manter os conteúdos programáticos do Manual Digital actualizado nos quatro anos de ensino. Finalmente, reforçar que o sucesso, deste, ou de outros projectos educativos, dependem sobretudo da interacção e envolvimento de todos os agentes educativos (Pais, Professores, Câmaras Municipais, entre outros). UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/852 Y1 - 2009 PB - No publisher defined