TY: THES T1 - As TIC e a Plataforma Moodle no processo ensino aprendizagem A1 - Soares, José Pedro A1 - Sousa, Cláudia N2 - O presente trabalho tem como objectivos abordar os conceitos tecnologias de informação e comunicação e a plataforma Moodle, sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Pretendemos, inicialmente, aferir o grau de utilização e de competências técnicas no que diz respeito à população-alvo (docentes e técnicos do Colégio Novo da Maia). Posteriormente, contextualizar a sociedade actual no que se refere à utilização tecnológica, aos métodos e às metodologias pedagógicas. Num segundo momento, tendo por base a informação recolhida através do inquérito por questionário, e às necessidades às quais esta alude, procedemos à implementação da plataforma Moodle contextualizada à realidade da nossa comunidade educativa. Este projecto é uma primeira abordagem, permitindo, desde já, caracterizar o contexto e os interesses institucionais no âmbito das tecnologias, bem como permitir num modelo protótipo, implementar uma plataforma e criar uma primeira ?ponte? digital entre a família e a escola. Projectamos para a plataforma, num futuro próximo, para docentes e discentes, uma utilização frequente e pedagogicamente enriquecedora, uma vez que se trata de um software altamente interactivo e actualizável. Dado que o Moodle é um recurso extremamente intuito, de fácil acesso e utilização, permite potenciar a aprendizagem e a experimentação. Individual ou colectivamente, partindo da utilização dos conhecimentos, da partilha, da tentativa-erro, o utilizador põe em prática o modelo construcionista social ? permitindo-lhe, consequentemente, a construção activa do conhecimento. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/854 Y1 - 2010 PB - No publisher defined