TY: THES T1 - Web 2.0 como factor de motivação na aprendizagem: estudo de caso A1 - PINTO, Bruno A1 - BARBOSA, Lino N2 - Este trabalho foi realizado no âmbito da Pós-Graduação TIC em Contextos de Aprendizagem, mais propriamente, respondendo a um desafio lançado na unidade curricular de Seminário de Projecto. O trabalho centra-se na temática ?Web 2.0 como factor de Motivação na Aprendizagem? e é constituído por duas partes: pertinência teórica e metodologia de intervenção. Na primeira parte, são apresentadas as nossas ideias sobre as implicações educativas que a WEB 2.0 veio despoletar, no âmbito da pedagogia ou teoria educacional. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema. Na segunda parte, essencialmente prática, estudamos um caso e tentamos melhorar a prática educativa com o auxílio de ferramentas WEB 2.0. Um dos investigadores deste projecto utilizou uma prática pedagógica, numa turma do Ensino Básico, recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, mais precisamente a ferramentas WEB 2.0 (gratuitas), tendo conseguido motivar os alunos e melhorado o empenho, interesse e participação dos mesmos. Apresentamos, ainda, a preparação das aulas intervencionadas e disponibilizamos tutoriais em http://web20esepf.blogspot.com/ para os leitores que queiram aprender a utilizar as ferramentas utilizadas na intervenção - wordle, animoto, voki, calaméo e toodoo. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/860 Y1 - 2011 PB - No publisher defined