TY: JOUR T1 - A educação especial na formação de base dos educadores sociais A1 - Gomes, Ana Paula N2 - Este artigo visa clarificar, reflectir e repensar concepções e práticas na disciplina de Educação Especial, como parte integrante do currículo da Licenciatura Bietápica em Educação Social aprovada pela Portaria nº 532-J/2000 de 31 de Julho. Analisam-se as competências pretendidas aos educadores sociais comparativamente às possíveis saídas profissionais destes, mais precisamente as relacionadas à educação especial e à pessoa portadora de deficiência ao longo de todo o ciclo vital. Com uma grande incidência sobre o período do desenvolvimento e patologias a ele associadas, mas também às questões comportamentais e sociais (integração escolar e social, sexualidade, acessibilidades e inserção no mercado de trabalho). Referenciamos também alguns trabalhos práticos realizados pelos discentes no âmbito da disciplina no ano lectivo 2004/2005, através de propostas apresentadas e desenvolvidas pelos mesmos. Enfatizamos ainda, alguns dados, de um instrumento de recolha de informação sobre a opinião dos estudantes do 4º ano, com base no modelo de Auto-regulação, de Juan Diaz Carrascosa proposto para o PNECU ? Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades em Espanha, por considerarmos conter indicadores significativos ao nível da planificação da disciplina. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/882 Y1 - 2006 PB - No publisher defined