TY: JOUR T1 - Criação de um Gabinete Dificuldades Específicas de Aprendizagem na Escola : objectivos, metodologia, resultados e conclusões A1 - Ferreira, Paula Cristina N2 - Avaliar, Diagnosticar e Intervir deverão ser acções escolares naturais. Todo o docente, principalmente o de Língua Portuguesa/Português, está atento às dificuldades que os seus alunos manifestam frequentemente na sala de aula: leitura inexpressiva, sincopada; escrita com erros de ortografia, devido a trocas e confusões de grafemas, caligrafia desconcertada? Perante um aluno com estes sinais há que alertar a psicóloga e/ou a professora de Educação Especial para que testes sejam aplicados para despiste de possíveis Dificuldades Específicas de Aprendizagem, a saber: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Após a sinalização, a confirmação acontece, chega o momento de intervir. Desta forma, percebe-se que a avaliação, a diagnose, a intervenção são etapas de um processo algo complexo que exige a colaboração estreita entre vários intervenientes de áreas multidisciplinares interessados na minimização das dificuldades dos alunos. De facto, é esta a actuação do Gabinete DEA-LE (Dificuldades Específicas de Aprendizagem-Leitura e Escrita) do Externato Cooperativo da Benedita: os professores de Língua Portuguesa/Português, ou outros, dão o primeiro sinal, alertam o Gabinete e a Psicóloga. Procede-se à avaliação cognitiva global e à avaliação compreensiva/ expressiva, autorizada pelos Encar regados de Educação. Caso sejam diagnos ticadas DEA, elaborar-se-á o PEI (Plano Educativo Individual), o aluno frequentará o Gabinete para que a intervenção seja «especializada» e as dificuldades minoradas e todo o Conselho de Turma contribuirá com a adopção de estratégias diferenciadas e avaliação diferenciada. Neste sentido, esta comunicação pretende evidenciar as etapas necessárias à criação de um Gabinete, nas escolas, que avalie e intervenha sobre os alunos com Dificuldades Específicas de Aprendizagem, vulgo dislexia. Para a sua implementação apresentou-se o Projecto ao Conselho Pedagógico. O gabinete existe há três anos e os alunos que o frequentam têm sucesso escolar. Empenho, dinamismo, colaboração intermultidisciplinar foram requisitos imperiosos para a implementação deste projecto. Hoje, é uma mais-valia da escola! UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/921 Y1 - 2008 PB - No publisher defined