TY: JOUR T1 - Diálogos intra sintácticos: o discurso escrito-visual A1 - Ferreira, Ana Luísa A1 - Pestana, Maria da Assunção N2 - A Comunicação que agora se apresenta, decorre de uma experiência desenvolvida em contexto lúdico-pedagógico, durante um ano lectivo e tem como principais objectivos, quer motivar para a criatividade nos entrecruzares das sintaxes escrita e visual, em Língua Portuguesa, no quadro do « Projecto Expressividades ? o Traço e a Palavra», quer promover o exercício (re)criativo sucessivo da leitura de palavras e imagens, numa vertente pedagógico-didáctica no âmbito de formação de Professores do 1º e 2º Ciclos e de Educação de Infância. O traço e a palavra ? dois elementos expressivos e expressantes ? estruturam esta proposta. O traço, o risco, o sulco, o delineamento ? as marcas, os cortes, os caracteres, as representações gráficas, as feições, as impressões e as palavras ? o sentido das expressões escritas e descritas, induzidas pelo confronto das linguagens constituem o produto da estimulação expressiva, interpretativa e de resolução de problemas, bem como do despertar para a capacidade de interpretar o meio envolvente. Este Projecto iniciou-se em parceria com duas áreas ? artística/plástica e a Língua Portuguesa/poesia, com sessões continuadas, ao ritmo de uma sessão por semana (2 horas), em regime extra-curricular, com a participação de 15 alunos em média, oscilando este número de acordo com as ocupações lectivas discentes. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/930 Y1 - 2008 PB - No publisher defined