Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1128
Title: O trabalho colegial em contexto de creche: um olhar supervisivo
Authors: Sousa, Sandra Patrícia Pinto de
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Trabalho colaborativo
Creche
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento pessoal
Issue Date: Oct-2011
Citation: SOUSA, Sandra Patrícia Pinto de – O trabalho colegial em contexto de creche: um olhar supervisivo. Porto : [ed. autor], 2011. 101 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves.
Abstract: Tendo em conta as mudanças sociais e educativas que hoje nos são impostas, o docente é confrontado com desafios que exigem a este profissional uma procura incessante pelo saber e pelo saber fazer. Tendo em conta este cenário, bem como o contexto de creche onde esta investigação acontece, o grande objetivo desta investigação é colmatar um problema diagnosticado por duas colegas de trabalho. Trata-se de uma investigação naturalista de matriz qualitativa e numa abordagem interpretativa com caraterísticas de investigação-ação, adotando a metodologia de estudo de caso. Neste estudo, é valorizada a importância que o trabalho entre pares pode significar para o desenvolvimento pessoal e profissional, potenciando as instituições educativas. Assim, foi criado um processo supervisivo que valoriza a reflexão individual e em parceria, onde o desenvolvimento profissional e pessoal são valorizados para uma melhoria da prática educativa. O presente estudo, ajudou a que novas perceções nascessem numa comunidade educativa com necessidade de partilhar/comunicar, promovendo uma relação de “igual para igual”, onde as participantes têm (sempre) como pressuposto, a constante procura de fazer mais e melhor, refletindo e agindo em busca de um constante crescimento profissional e pessoal.
Tendo em conta as mudanças sociais e educativas que hoje nos são impostas, o docente é confrontado com desafios que exigem a este profissional uma procura incessante pelo saber e pelo saber fazer. Tendo em conta este cenário, bem como o contexto de creche onde esta investigação acontece, o grande objetivo desta investigação é colmatar um problema diagnosticado por duas colegas de trabalho. Trata-se de uma investigação naturalista de matriz qualitativa e numa abordagem interpretativa com caraterísticas de investigação-ação, adotando a metodologia de estudo de caso. Neste estudo, é valorizada a importância que o trabalho entre pares pode significar para o desenvolvimento pessoal e profissional, potenciando as instituições educativas. Assim, foi criado um processo supervisivo que valoriza a reflexão individual e em parceria, onde o desenvolvimento profissional e pessoal são valorizados para uma melhoria da prática educativa. O presente estudo, ajudou a que novas perceções nascessem numa comunidade educativa com necessidade de partilhar/comunicar, promovendo uma relação de “igual para igual”, onde as participantes têm (sempre) como pressuposto, a constante procura de fazer mais e melhor, refletindo e agindo em busca de um constante crescimento profissional e pessoal.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1128
Appears in Collections:Supervisão Pedagógica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-SUP_2011_TESESSANDRASOUSA.pdf958.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.