Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1131
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dc.contributor.advisorGouveia, Joãoen_US
dc.contributor.authorSá, Isabel Maria Gomes Dias Capelo Antunes deen_US
dc.date.accessioned2012-06-12T13:08:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:26Z
dc.date.available2012-06-12T13:08:37Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:26Z
dc.date.issued2012-03en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1131
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractA realização de trabalhos de investigação/reflexão sobre avaliação das aprendizagens tem vindo a aumentar significativamente, desde 1990. Este crescente interesse resulta, essencialmente, da progressiva consciencialização da importância do papel da avaliação, na melhoria das aprendizagens dos alunos. Este projeto tem como objeto de estudo a avaliação, particularmente a sua dimensão formativa e a análise de estratégias avaliativas de um grupo de professores do 1º Ciclo, de um contexto educativo específico, tendo em conta a centralidade da noção de competência e a emergência de metas de aprendizagem. A fundamentação teórica subjacente a este estudo enquadra-se na perspetiva de avaliação formativa alternativa que pressupõe uma partilha de responsabilidades entre alunos e professores, em matéria de avaliação e de regulação de aprendizagens. O trabalho de investigação realizado procura descrever, analisar e interpretar um amplo conjunto de relações, de fenómenos e de realidades associados a esta modalidade avaliativa. Para além das conceções dos docentes e da perspetiva institucional, este projeto implicou também a recolha de dados junto dos alunos, com o intuito de caracterizar a avaliação de que são objeto e simultaneamente atores. O estudo empírico visa fundamentalmente a compreensão de forma mais sistémica, integrada e profunda, das estratégias de avaliação, da sua utilidade prática na regulação e progressiva melhoria das aprendizagens e, sobretudo, perspetivar as mudanças que podem e/ou devem ocorrer na sala de aula.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSupervisão pedagógicaen_US
dc.subjectMétodos de avaliaçãoen_US
dc.subjectAvaliação formativaen_US
dc.subjectAuto-avaliaçãoen_US
dc.titleEstratégias avaliativas de um contexto educativo: um estudo exploratório sobre avaliação no 1º ciclo EBen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

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