Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorPereira, Maria Manuela Correia de Almeidaen_US
dc.date.accessioned2013-01-17T14:40:24Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:29Z
dc.date.available2013-01-17T14:40:24Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:29Z
dc.date.issued2012-09en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1139
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo.en_US
dc.description.abstractThis research has as main objective to understand the contributions of practice supervisiva joint between the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers. This study is qualitative and interpretive, both in planning and execution, since we intend to know the collaborative practices of a school reality 1st Cycle of Basic Education. The methods chosen to collect the data were interview survey as a guide, as well as document analysis. With these results, it was possible to draw a proposed collaborative teaching, benefited from approaches of supervision, implying the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)en_US
dc.subjectSupervisão pedagógicaen_US
dc.titleSupervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativoen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012MariaManuelaPereira.pdf492.19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.