Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Aliceen_US
dc.contributor.advisorOliveira, Conceiçãoen_US
dc.contributor.authorJantarada, Ângelaen_US
dc.date.accessioned2011-07-08T10:10:13Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:53Z
dc.date.available2011-07-08T10:10:13Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:53Z
dc.date.issued2011-06en_US
dc.identifier.citationJANTARADA, Ângela Maria da Silva – A diversidade cultural no jardim de infância. Porto : [ed. autor], 2011. 43 f. Dissertação de Mestrado/Relatório de Estágio - Especialização em Pré Escolar, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Mestre Conceição Oliveira e Drª Alice Santosen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1149
dc.description.abstract"Será que na perspectiva do educador a multiculturalidade desenvolve a criança para a cidadania?". Tendo como ponto de partida o tema " A diversidade cultural no jardim de infância", pretende-se compreender até que ponto a multiculturalidade, presente na sala do jardim de infância, promove a cidadania e o desenvolvimento interpessoal das crianças. O trabalho realizado estruturou-se a partir da prática pedagógica e dos princípios presentes nos documentos da instituição, fundamentando-se esta análise nas teorias de diversos autores. Conclui-se que por mais que o educador tenha formação, se não tiver apoio dos pais, equipa pedagógica, programas adequados e ajuda profissional de sociólogos, não consegue obter resultados que se mantenham a longo prazo.en_US
dc.description.abstract"Does the prospect of a multicultural teacher develops the child for citizenship." Taking as its starting point the theme "Cultural diversity in kindergarten," seeks to understand the extent to which multiculturalism, in the room of the kindergarten, promotes citizenship and interpersonal development of children. The work was structured from the pedagogical practice and the principles found in the documents of the institution and are based on this analysis the theories of several authors. We conclude that even though the teacher is trained, if not supported by parents, teaching staff, appropriate programs and professional help of sociologists, can not obtain results that a long-termen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.titleA diversidade cultural no jardim de infânciaen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File SizeFormat 
TM-ESEPF-PE_2011_RELATORIOJANTARADA.pdf41.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.