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Title: Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Authors: Castro, Marta Patrícia
Orientador: Neves,Ivone
Silva, Brigite
Keywords: Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Issue Date: Feb-2012
Citation: CASTRO, Marta Patrícia Pinheiro de – Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Porto : [ed. autor], 2012. 72 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva e Mestre Maria Ivone Couto Monforte das Neves
Abstract: A Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, como etapas primordiais do desenvolvimento da criança, devem ser assumidas como um caminho a percorrer em conjunto e plena sintonia. Neste sentido, torna-se impreterível que o Educador de Infância e o Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico intervenham junto das crianças e alunos, com vista a uma articulação entre as duas etapas. O presente trabalho pretende evidenciar as particularidades da prática pedagógica de um percurso experienciado num contexto de estágio em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização deste relatório, procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentaram as estratégias adotadas, à caracterização dos contextos em que se inseriram os estágios, bem como à seleção criteriosa dos instrumentos de observação e de análise. Será importante mencionar o destaque atribuído a conceitos e temas como a importância de promover uma pedagogia diferenciada e ativa, a promoção da cooperação, a necessidade da interdisciplinaridade nas atividades, a importância do envolvimento parental nas aprendizagens das crianças, bem como a relevância atribuída à reflexão e à investigação por parte do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Pre-school and the first cycle of basic education as the primary stages of child development should be undertaken together and in complete harmony. Therefore, it becomes imperative that the kindergarten teacher and the teacher of the first cycle of basic education should intervene with children and students, with the aim of linking the two steps. This paper aims to highlight the specificities of the pedagogical practice experienced in the context of pre-scholar and first cycle of basic education. To the realization of this report, we proceeded to the consultation of theoretical premises that underpinned the strategies adopted, the characterization of the contexts in which the stages were inserted and the careful selection of instruments of observation and analysis. Taking into account that the articulation between the two valences in focus, a stance is taken towards the skills of a generalist teaching. It is important to mention the focus on concepts and themes like the importance of promoting a differentiated and active pedagogy, promoting cooperation, the need for interdisciplinary activities, the importance of parental involvement in children's learning, as well as the importance given to reflection and research by the kindergarten educator and the teacher of the first cycle of basic education.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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