Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1162
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dc.contributor.advisorPinheiro, Anaen_US
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorMartins, Virgíliaen_US
dc.date.accessioned2012-03-20T13:34:51Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:06:16Z
dc.date.available2012-03-20T13:34:51Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:06:16Z
dc.date.issued2012-02en_US
dc.identifier.citationMARTINS, Virgília Carina Terroso – O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto : [ed. autor], 2012. 72 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Ana Cristina Dias Pinheiro e Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalvesen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1162
dc.description.abstractSegundo a abordagem Sistémica e Ecológica, o educador/professor na sua intervenção educativa deve refletir sobre os diversos contextos que a criança/aluno contata, “podendo o seu desenvolvimento ser interpretado através da análise das actividades, papeis e relações em que o individuo participa” (Portugal, 1998 citado por Gonçalves, 2008:76). Posteriormente, através da respetiva análise, ocorre uma adatação da intervenção educativa às necessidades de cada criança/aluno e aos vastos contextos que esta contata, através do processo de observação, planeamento, ação e avaliação, tornando, assim, o processo educativo diferenciado e intencional (Ministério da Educação, 1997). Efetivamente, o presente relatório espelha a formação do próprio estagiário quanto aos papéis a desempenhar pelo educador, delineados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (1997) e quanto aos princípios do professor delineados na Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo do Ensino Básico (2004), tendo uma especial a abordagem do Projeto e as aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Acrescentando, ainda, a enfatização da imagem da criança/aluno como um ser competente e, por isso, capaz de gerir o seu processo de aprendizagem e como um investigador nato, motivado para a pesquisa e para a resolução de problemas, tornando-se, assim, cada vez mais autónoma(o) (Ministério da Educação, 1998). Contudo, também, espelha-se a aplicação de uma Pegadogia Diretiva, contrariando, assim, os princípios defendidos pelo Construtivismo. A nível metodológico, o estudo em questão insere-se numa tipologia de investigação qualitativa em que “o objecto de estudo na investigação são as situações emergentes no processo educativo, (…) trata-se de investigar ideias, de descobrir significados nas acções individuais e nas interacções sociais a partir da perspectiva dos actores intervenientes no processo (…)” (Coutinho, 2005:89).en_US
dc.description.abstractAccording to the Systemic and Ecological approach, the educator/teacher in his speech on education must reflect the various contexts in which the child/student contacts, “its development can be interpreted by analyzing the activities, roles and relationships in which the individual participates” (Portugal, 1998 quoted by Gonçalves, 2008:76). Later, through the analysis occurs an adaptation of the educational intervention to the needs of each child/student and the extensive contexts that the child/student contact, through the process of observation, planning, action and evaluation, making the educational process differentiated and intentional (Ministério da Educação, 1997). In fact, this report reflects the formation of his own intern about the roles of the educator, outlined in the Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (1994) and on the principles of the teacher outlined in the Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo do Ensino Básico (2004) having a particular approach to the project and the active learning, meaningful, diversified, integrated and socializing. Adding also the emphasis of the image of the child/ student like a competent human being and therefore able to manage their learning process as an outstanding researcher; motivated to research and to solve problems, becoming this way, increasingly autonomous (Ministério da Educação, 1998). However also reflects the application of a Pedagogy directive, opposing the principles advocated by Constructivism. Methodologically, the present study is part of a typology of qualitative research in which “the object of study in the researched situations are emerging in the educational process of investigating ideas, to discover meaning in individual actions and the social interactions from the perspective of the intervenient actors in the process (…)” (Coutinho, 2005:89).en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.titleO espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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