Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Maria dos Reisen_US
dc.contributor.advisorSilva, Brigiteen_US
dc.contributor.authorAntunes, Maria Romãoen_US
dc.date.accessioned2012-03-21T11:48:51Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:06:25Z
dc.date.available2012-03-21T11:48:51Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:06:25Z
dc.date.issued2012-02en_US
dc.identifier.citationANTUNES, Maria Romão – Profissional generalista: um paradigma emergente. Porto : [ed. autor], 2012. 68 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva e Mestre Maria dos Reis Gomesen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1169
dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado em EPE e Ensino do 1º CEB, visa dar a conhecer e compreender o percurso efetuado no estágio profissionalizante decorrido na EPE e no 1º CEB. O presente relatório de estágio encontra-se sustentado em material teórico e científico de diversos autores, nos referenciais, legislação, programa do 1º ciclo, orientações curriculares para a educação de infância, complementando esta fundamentação, com o relato da intervenção educativa desenvolvida e sustentada por diversas evidências recolhidas. Estas evidências consistem em instrumentos que foram sendo elaborados ao longo do estágio e revelaram-se essenciais para auxiliar a prática, contribuindo para a adequação e melhoria dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças/alunos. A intervenção, muito baseada na Metodologia de Projeto e na aprendizagem segundo uma perspetiva construtivista, na qual se potencia um papel pró-ativo da criança/aluno na construção do seu próprio conhecimento, pautou-se por uma análise crítica e reflexiva, sobre a postura e a formação do educador/professor, com o intuito de uma adequação e constante melhoria da ação educativa, visando uma adequação entre a infância e o 1º ciclo na perspetiva de valorização de uma visão holística do ensinar/ aprender, que envolva todos os intervenientes, na defesa de uma escola que prima por defender uma “comunidade de práticas”. Evidenciamos, por isso, a importância de uma aprendizagem ativa que acolhe de forma multidimensional professores, encarregados de educação e alunos, potenciando a importância da sala de aula, como um “organismo vivo”, em que aluno e professor se envolvem ativamente.en_US
dc.description.abstractThis work, devoloped in the ambit of the Master of Education Presschool Education and 1st cycle of Basic Education, aims to raise awereness and understanding on the course taken during the training period spent on Presschool Education and 1st cycle of Basic Education. The training period report is sustained not only for theoretical material but also for scientific material from many authors, different references, legislations, 1st cycle school programme, curriculum guidelines for early childhood education, complementing the foundations with the descrition developed and sustained by many evidences obtained. These evidences consist on instruments that were developed along the training period and proved being essential to help the practice, contributing to the adquecy of the processes of development e learning of children/students. The intervention, based on the Project Methodology and on learning according to a constructivist perspetive, in wich the child/student is incited to be an ative part on his learning process, was guided by a critic and reflexive analisys, on the posture and on the formation of the teacher/educator,in order to constantly adequate and improve the educational action aiming to a Presschool education and 1st cycle education of undeniable quality seeking a match between Pre-school Education and the 1st cycle in the prospect of recovery of holistic view of teaching/learning, that gathers all the elements involved, to create a school wich strives to defend a "community of practice". Therefore the importance of the active learning that in a multidimensional way envolves teachers, carers and students, enhancing the importance of the classroom as a "live organism" in wich student and teacher are actively involved.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConstrutivismoen_US
dc.subjectAprendizagemen_US
dc.subject1º ciclo do ensino básicoen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.titleProfissional generalista: um paradigma emergenteen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOROMAOANTUNESdf.pdf14.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.