Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171
Title: A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Moreira, Filipa de Sousa
Orientador: Cortesão, Irene
Serapicos, Ana Maria
Keywords: Professora de 1º ciclo
Educadora de infância
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
Issue Date: Feb-2012
Citation: MOREIRA,Filipa de Sousa – A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico. Porto : [ed. autor], 2012. 63 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Mestre Irene Zuzarte Cortesão Costa e Mestre Ana Maria Ambrósio Serapicos Cardoso
Abstract: O presente trabalho é o relato, com reflexão pessoal, do culminar das experiências de estágio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico em articulação com o contexto da Educação Pré-Escolar, que tiveram por base a construção da profissionalização da discente Filipa Moreira. Com a experiência que se desenvolveu com o grupo de crianças da sala dos cinco anos da instituição P e com a experiência que se levou a cabo com os alunos da turma A do 3º ano da instituição M tornou-se possível articular as perspetivas teóricas, abordadas ao longo da formação académica, com as práticas pedagógicas nestas valências, tendo por base um processo que se incrementou e que se apresenta com contornos de Estudo de Caso. Procurou-se, assim, responder às questões: - no Estágio I, como agir, com o grupo de crianças da sala dos cinco anos, em conformidade com o nível em que cada uma se encontra e, claro, com a instituição P? - no Estágio II, como intervir, com os alunos da turma A do 3º ano, em conformidade com o nível em que cada um se encontra e, claro, com a instituição M? Enquanto a discente o fez, como futura Profissional de Perfil Misto, ela estava a conhecer-se e a responder às questões: “como educo?” e “porque educo desta forma?”
The present report combines personal reflections with the work developed through out two internships developed along one year. This work was subjected to the theme of the Primary School Educational level articulated with the context of the Pre-School education. These internships were the foundation of the professionalization of the student Filipa Moreira. Through the work developed with the five years old children group of the Institution P and the class A from the three years group of the Institution M, was possible to articulate the theoretical work, developed over the year through the academic studies, with pedagogic practice adapted to the case studies. With such methodologies we tried to answer the following questions: -on the first internship, how to work with five years old`s class room taking in consideration the level of each individual as well as the objetives of the institution P? -on the second internship, how to interact with the students of the class A of the third year in conformity with their education level and the institution M? Such work was very helpful for this future professional, once she kept growing and answering such questions as: “how do I educate?” and “why do I educate this way?”
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOFILIPAMOREIRAANEXOS.pdf5.74 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOFILIPAMOREIRA.pdf413.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.